Autorresponsabilidade: o que é, significado e como ter

Autorresponsabilidade: o que é, significado e como ter!?

Baldoino Rech Comunicação, Liderança, Motivação 0 Comentário

A autorresponsabilidade é uma das ferramentas mais libertadoras e fundamentais para a evolução pessoal, pois permite o controle necessário para realizar mudanças, avanços e crescimentos. E, como tudo que é grandioso, não é algo fácil de alcançado, mas pode facilmente ser aprendida.

Neste artigo, vamos mostrar formas positivas de se responsabilizar pelos seus atos — se é que existem formas negativas — e como isso pode mudar a sua vida.

O que é e o que não é?

Em um primeiro momento se faz necessário dizer que uma pessoa que possui autorresponsabilidade não é aquela que se culpa demais, que fica remoendo as suas falhas e defeitos.

Ao contrário, é aquela que chama a responsabilidade para si a fim de conseguir modificar o que for preciso para que se alcance sempre mais, que o passo seja sempre além.

Conseguir assumir nossas falhas, sem transferir a culpa a eventos dos quais não temos controle, ou mesmo a outras pessoas, já é um grande começo.

Isso porque, ao contrário do que se imagina, fazer essa transferência não vai diminuir nossas frustrações ou sensação de fracasso, uma vez que transferir a culpa não soluciona nenhum problema.

E nosso sucesso, tanto pessoal como profissional, tem muito a ver sobre como lidamos com reveses.

Quer um exemplo?

Você sabe que precisa entregar um relatório até determinado horário com informações que deveriam chegar por email.

Essas informações não chegam — e você não vai em busca delas. Na hora de entregar o relatório, você justifica: “Se as informações tivessem chegado, eu teria feito o relatório”.

Temos aí três fatos:

  1. O relatório não foi entregue
  2. A responsabilidade de entregá-lo era sua
  3. Transferir a culpa para o e-mail que chegou não muda a situação

Controle sobre a própria vida

Autorresponsabilidade tem a ver, então, com assertividade. Quando você transfere a culpa a algo ou alguém, está transferindo também o controle sobre aquela situação.

Quando você assume a responsabilidade, no enta, é capaz de mudar o resultado através de suas ações.

No caso do exemplo acima, a ação correta seria, ao menos, ir em busca dos dados ao invés de esperar que eles chegassem.

É claro que não podemos simplesmente ignorar os fatores externos, mas naquela situação, caso não conseguisse entregar o trabalho a tempo, haveria a certeza de que foi feito o possível para que a tarefa fosse cumprida.

Motivação e medo

Ter autorresponsabilidade, como já foi dito, é agarrar as rédeas da própria vida, sabendo que toda ação vai gerar uma reação, e que tudo o que acontecer será consequência dos seus atos.

Isso quer dizer vitórias e derrotas.

Além de deixar que sua vida não seja controlada pelos outros, estar preparado para ser auto responsável significa também conseguir lidar com suas falhas e fracassos sem deixar sua autoestima se abalar, mantendo a confiança em si, fazendo o seu melhor e tendo consciência sobre isso.

O primeiro obstáculo nesta busca geralmente é o medo. Medo de falhar, em um primeiro momento, justamente o que leva a transferir as responsabilidades.

Perder o medo significa crescer, e as vezes o crescimento pode ser doloroso.

Contudo, ninguém pode realizar mudanças na sua vida a não ser você mesmo.

Comece prestando mais atenção em suas atitudes e identificando em quais pontos você anda transferindo a culpa pelas falhas e quem anda responsabilizando por isso.

Caso precise de ajuda no caminho, o coach disponibiliza diversas ferramentas para que você obtenha de uma vez o controle da sua vida através de ações positivas.

coaching-empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *