Saber-falar-em-público-é-o-caminho-para-o-sucesso

Saber falar em público é o caminho para o sucesso!

Baldoino Rech Comunicação 0 Comentário

“A Palavra é a habilidade mais importante da vida – falar bem é a arte de viver bem…” 

O ser humano é mesmo uma criatura fantástica!

Em meio a milhões de outros seres vivos, Deus concedeu a nós a capacidade de pensar, ter consciência, escrever e falar. Falar é comunicar. Comunicar é transformar pensamentos em palavras. E a palavra é a essência, o cerne, a alma da comunicação.

O fato é que nem sempre temos usado o dom de falar para aumentarmos nossa qualidade de vida, aperfeiçoarmos nossos relacionamentos, evoluirmos como espécie ou viver em plena liberdade! Não poucas vezes usamos essa capacidade para nos enfraquecer, digladiar, aumentar as diferenças e nos aprisionar.

Embora vivamos em países e sociedades livres, nos escravizamos pelo que pensamos, julgamos, escrevemos e, especialmente, pelo descuido daquilo que falamos. Não treinamos esta rara capacidade da comunicação e não temos consciência do poder da nossa fala. Envenenamos nossos relacionamentos pela forma inadequada de falar, compartilhar sentimentos e emoções.

Temos uma mente que constrói o espetáculo dos pensamentos, mas falta-nos adquirir a habilidade de expressá-los adequadamente. Complicamos algo que deveria ser nosso principal meio de compreendermos e sermos compreendidos – a palavra. Justifico esta minha conclusão com o seguinte questionamento: temos usado o poder das nossas palavras com sabedoria ou nossa língua é solta como um carro sem direção ou um avião fora de rota, sem bússola, que tem nos trazido desgostos, desentendimentos e incompreensões?

Todos podem usar a comunicação para pronunciar palavras doces, agradáveis, afetuosas, positivas, de entendimento e compreensão. O treinamento de comunicação e oratória capacita-nos para esta arte. Desenvolve nossa capacidade de convencer, persuadir e envolver nossos ouvintes em pequenas ou grandes plateias.

Todos nós, em nossa atividade profissional, social, familiar ou nas amizades, passamos por momentos em que é preciso expressar ideias, sentimentos, emoções e reflexões, seja numa reunião, num encontro em aniversário, casamento, batizado, formatura, pronunciamento público, etc.

Desenvolver nossa capacidade de nos comunicar na família, na escola, no trabalho e na sociedade tem sido o objetivo dos nossos treinamentos.

Até Jesus Cristo usou o poder da oratória para formar seus discípulos e propagar aos povos sua proposta de salvação.

Grandes líderes e pensadores usaram o poder da comunicação para alavancar seus negócios, vender suas ideias, disseminar suas teorias.

Tenho observado que profissionais de todas as ocupações conquistam mais facilmente espaços, quando comunicam suas ideias com eficácia. Pregadores, políticos, pais e professores conseguem cativar a audiência e a compreensão de seus seguidores, filhos e alunos, através desta extraordinária ferramenta.

Fico feliz em saber que muitos dos que participaram de nossos treinamentos mudaram suas maneiras de falar e de se comunicar. Mas estou sempre sonhando em socializar ou tornar acessível esta habilidade para que as pessoas dos mais diversos níveis socioeconômico-culturais, nas mais diversas ocupações, possam compreender e utilizar a comunicação e a oratória para compreenderem e serem compreendidas.

Exercer nosso poder através das nossas palavras é um direito, mas também uma grande e incomensurável responsabilidade. E, mais que isso, um enorme desafio. 

Baldoino Rech é instrutor de treinamentos de oratória, comunicação e liderança. Comunicador, escritor e palestrante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *