Proatividade: Por que ser mais ativo no seu dia a dia?

Proatividade: Por que ser mais ativo no seu dia a dia?

Baldoino Rech Liderança, Motivação 0 Comentário

A proatividade é uma das qualidades mais procuradas no mercado de trabalho. Como existem cada vez mais pessoas concorrendo a uma vaga de emprego, a busca por essa e outras características se tornaram ainda mais importantes.

Ser mais ativo no seu dia a dia pode garantir você uma promoção e outros benefícios na sua carreira, o que definitivamente é o que todos nós buscamos na hora de ingressar em uma nova companhia ou até mesmo no mercado de trabalho.

A seguir, nós falaremos como a proatividade pode ajudar a mudar a sua vida profissional! Pronto para saber mais a respeito? Continue lendo e confira!

O que é proatividade?

A proatividade é a capacidade que um indivíduo possui de trazer para si mesmo a responsabilidade de uma determinada ação. A antecipação de problemas e de situações adversas também faz parte dessa qualidade.

Todo indivíduo que se presta a resolver questões que aparentam ser complexas ou que ninguém ainda se comprometeu a resolver pode ser considerado como proativo.

De maneira simplificada, a proatividade está muito relacionada com a capacidade individual da realização de desafios que aparecem no cotidiano. E como você deve imaginar, a resolução dessas questões por conta própria é um “ativo” que toda companhia procura em seus colaboradores.

Proatividade no trabalho e na vida pessoal

No trabalho, a proatividade é vista como uma grande qualidade. Entretanto, sua aplicação vai muito além da sua vida profissional. Inclusive, a maior parte dos indivíduos que apresentam esse comportamento já o realizam em sua vida pessoal diariamente.

A capacidade de lidar com adversidades está muito relacionada com as questões pessoais que cada pessoa enfrenta durante sua vida.

Entretanto, vale ressaltar que você pode desenvolver essa característica a qualquer momento, e tudo depende do seu esforço pessoal para se tornar uma pessoa com mais liderança.

As mudanças de ser uma pessoa mais ativa no dia a dia

As mudanças são grandes: desde a rapidez para solucionar os pequenos problemas do dia a dia até a capacidade de liderança para se sobressair no mercado de trabalho ou em situações adversas que podem aparecer no seu cotidiano.

Para as pessoas que não apresentam essa característica de maneira muito evidente, o recomendado é que ela passe a reconhecer os momentos em que ela poderia agir, seja qual for a ação.

Um dos exemplos mais clássicos de proatividade é quando um aluno sente dúvida na sala de aula e consegue entrar em contato com o professor diante da sua turma para resolver a sua dificuldade.

Como você já deve ter vivenciado, em muitos momentos nós preferimos não nos projetar para uma situação de vulnerabilidade por medo ou por várias outras questões de caráter individual.

Pequenas positivas como essa podem fazer com que você passe a se sentir cada vez mais seguro para tomar para si a responsabilidade da sua vida e de outras questões que envolvem o seu trabalho, por exemplo.

Quanto mais desafios você encarar, maior será o seu desenvolvimento pessoal. Portanto, não deixe de trabalhar a sua proatividade: pessoas que não apresentam essa importante qualidade ficam para trás no mercado de trabalho e até mesmo em suas vidas pessoais!

coaching-empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *