O que fazer para gerar mais produtividade

O que fazer para gerar mais produtividade?

Baldoino Rech Liderança, Motivação 0 Comentário

Estar na liderança exige muito do gestor, principalmente quando é necessário agir para motivar a equipe.

O papel de liderança exige atenção especial no que tange ao aumento de produtividade da equipe.

Usar táticas ultrapassadas acaba não surtindo efeito, pois muitos desses comportamentos já estão incorporados no dia a dia dos funcionários. Portanto: mude as táticas.

O artigo de hoje fala um pouco mais sobre as atitudes de liderança e como lidar com sua equipe.

Boa leitura!

O que fazer para gerar mais produtividade?

Mudar a abordagem não é somente uma atitude, mas uma necessidade.

Deixe de lado velhos preconceitos e ideias pré-concebidas e busque novas maneiras de aumentar a produtividade de sua equipe.

Não perpetue comportamentos como relembrar a todo momento a necessidade de se conhecer o cliente a fundo, ou a necessidade de bater metas para conseguir bônus, pois isso não aumenta a produtividade da equipe, podendo até diminuí-la.

Se seus funcionários já sabem de cor o passo a passo convencional, que tal inovar?

Busque alternativas para manter o foco da equipe na produtividade, seja através de novas técnicas de vendas, de treinamentos, de momentos entre a equipe ou de motivação através do uso de redes sociais.

O que um líder deve fazer?

O segredo para uma boa liderança reside em saber como capacitar e dar condições de trabalho a sua equipe.

Vamos listar quatro atitudes que o tornam um líder melhor e aumentam a produtividade de sua equipe.

Ensinar

Supor que seus funcionários sabem de tudo não ajuda de forma alguma na melhoria da produtividade. Dar bronca por causa de um erro da equipe, muito menos. Saiba ensinar sua equipe, tire dúvidas, esteja disponível para conversas.

Essa atitude melhora a produtividade da equipe e, é claro, a relação interpessoal na empresa.

Dê um feedback à sua equipe, traga à mesa questões que devem ser resolvidas, técnicas que devem ser melhoradas e como devem ser melhoradas para maximizar a produtividade.

Não aponte culpados para tudo

Estresse, falta de diálogo e exaltação com sua equipe não ajudam a melhorar a produtividade do trabalho. Reclamar sempre e sair enumerando culpados sem ao menos ter provas, muito menos. Procure aprender a lidar com sua equipe através do diálogo.

Entenda que no fim, a pessoa responsável é você, o líder e chefe. Se algo vai errado, é a sua postura que deve ser modificada.

Saiba o que acontece na sua empresa, com sua equipe

Esteja informado. Esteja por dentro do que acontece com a sua empresa, controle os números de vendas, indicadores financeiros, tenha tudo à mão.

Utilize sistemas que o permitam acompanhar o desempenho da equipe, sem precisar ficar questionando seus funcionários a respeito.

Peça opiniões e deixe sua equipe participar das decisões

Mesmo que você saiba o que deve ser feito, incluir sua equipe e pedir opiniões pode trazer resultados melhores. Essa atitude faz com que a equipe se sinta incluída e prestigiada, você mostra a eles que a voz deles também importa.

Além do mais, várias cabeças pensando juntas pensam melhor que uma só. Ouvindo seus funcionários pode abrir outros caminhos que você não teria pensado. E é mais simples chegar a um consenso dessa forma, do que somente impondo sua opinião aos outros.

Faça um teste com a sua equipe, e verá como a produtividade do setor vai aumentar rapidamente.

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