lierança

O que aprendi sobre liderança.

Baldoino Rech Liderança 0 Comentário

Ao longo da última década, tornei-me cada vez mais ciente de uma magnífica ferramenta que não está apenas à minha disposição, mas ao alcance de qualquer membro da espécie humana. Não é que eu não estivesse familiarizado de maneira bastante eficaz durante a minha vida adulta. O que mudou foi a elevada consciência que passei a ter de seu papel primordial na transformação do rumo dos acontecimentos.

A ferramenta à qual estou me referindo é a Liderança.

Sua posição significativa no plano universal das coisas – e, num plano secular, em determinar até que ponto os seres humanos são bem-sucedidos ou fracassam – não foi para mim uma revelação repentina. Foi, sim, uma evolução acelerada. Além disso, convenci-me de que ainda hoje estou aprendendo todos os dias sobre a liderança e suas articulações.

Acredito ter despertado minha mente à necessidade de me concentrar na liderança como ingrediente fundamental para uma carreira proveitosa foi graças a esta citação com a qual deparei: “Não importa o tamanho dos seus sonhos, sonhe muito e sempre. Mesmo que seus sonhos não se realizem, exatamente como você desejou, lembre-se que eles se concretizarão da maneira que Deus planejou pra você!”

Estas palavras tiverem um impacto tão grande em meu pensamento que me inspiraram a voltar e a buscar, nos meus primeiros anos de vida, os sonhos mais tenros e significativos. Descobri que cada um daqueles sonhos tem um significado todo especial na minha história de vida.

Sou como aquela nuvem descrita pelo escritor estadunidense Richard Bach: “Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente apenas um impulso que a conduz para esta ou aquela direção. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes”.

Hoje estou absolutamente convencido de que nem o sucesso nem a felicidade são possíveis sem sonhos, sem ação, sem sacrifícios, sem a vontade de estar sempre aprendendo e se superando.

E isso só aprendi quando comecei a liderar a mim mesmo. Estas conclusões não foram baseadas apenas no que li, mas em experiências diretas. Minha crescente compreensão sobre a importância da liderança resultou em um amplo estudo sobre como liderar a mim mesmo e os outros.

Embora não saiba quem seja o autor desta frase, ela me traz uma lição maravilhosa que gostaria de compartilhar com você: “Nunca permita que alguém corte suas asas, estreite seus horizontes e tire as estrelas do teu céu. Nunca deixe seus medos serem maiores que a tua vontade de voar. O valor da vida está nos sonhos que lutamos para conquistar.”

Parafraseando Robert Ringer, que também me ajudou a ampliar meu conhecimento sobre liderança: “Creio cada vez mais na ação como o mais importante hábito de sucesso, no que se refere a determinar o futuro de um indivíduo.”

Todas as grandes realizações de nossa vida são resultado da ação. Não do que podíamos ter feio, mas do que realmente fizemos. Da ação de ler, de refletir, de estudar, de analisar, de avaliar, de reler, de comparar e de admirar grandes líderes e grandes escritores. Homens e mulheres que dedicaram inúmeras e preciosas horas de suas vidas para nos passar seu valioso conhecimento e lições preciosas de liderança.

Liderar é agir!

Texto do livro organizado por Baldoino Rech, As Lições Que Aprendi Sobre Liderança, lançamento, novembro, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *