A-importância-do-entusiasmo!

A importância do entusiasmo!

Baldoino Rech Comunicação 0 Comentário

A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas. Isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela possuída por um dos deuses e, por causa disto, poderia transformar a natureza e fazer coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura), seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Assim o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que isso aconteça. Muita gente confunde Otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, especialmente no ambiente corporativo – em qualquer empresa -, é preciso ser entusiasmado.

A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!

Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmar. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.

É deprimente ver pessoas que ficam esperando as coisas melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz uma percepção diferente da vida e das oportunidades.

Como vai seu entusiasmo pelo Brasil, pela empresa onde trabalha, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, seus amigos, pelo seu sucesso pessoal?

Eis o momento certo para acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade.

Este é o momento certo de fazer diferente, para fazer a diferença.

Baldoino Rech é instrutor de treinamentos de oratória, comunicação e liderança. Comunicador, escritor e palestrante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *