Como-Ser Assertivo-e-Transparente

Como Ser Assertivo e Transparente

Baldoino Rech Comunicação, Motivação 0 Comentário

A essência da assertividade é: seja o seu sim, sim; seja o seu não, não.

Assertiva é a pessoa que fala de maneira transparente sempre dizendo a verdade, evitando, assim, a hipocrisia e a falsidade. A pessoa assertiva inspira confiança e credibilidade, virtudes vitais para o relacionamento produtivo e saudável entre as pessoas.

Longe de ser autoritária e ditatorial, a pessoa assertiva é transparente e verdadeira, não desrespeita o próximo e conquista admiração e respeito.

A pessoa assertiva se auto perdoa e perdoa aos outros com facilidade sem mágoas e sem ressentimentos. Tem controle emocional e se comunica de forma receptiva.

Além disso, a pessoa assertiva sabe ouvir, elogia mais do que critica, não tem dificuldade de dizer não, sua fala, por ser firme e respeitosa, não cria necessidade de pedir desculpas, sente-se menos estressada; evita conflitos e é comunicadora por excelência.

Já a pessoa não assertiva não sabe ouvir, não evita conflitos, tem dificuldade para dizer não, convence pela insistência, não pelo conteúdo e critica mais do que elogia, ao outro e a si mesma.

Um profissional assertivo acredita que as pessoas têm um imenso potencial a ser explorado, incentiva e aposta no desenvolvimento de quem está iniciando sua carreira.

Para você se considerar uma pessoa assertiva deve se tornar verdadeira, transparente, autêntica, sincera e evitar ofensas.

Se alguém chegar até você e disser: “Falei tudo o que o fulano precisava ouvir!”, você pode imaginar o que foi dito! Ou, pior ainda, “como” foi dito! Com certeza você irá ouvir como resposta uma frase parecida com esta: “Resultado não deu, mas que ele ouviu o que precisa ouvir, ouviu!”. Esta não é uma atitude comunicativa, é só um desabafo que piora o conflito.

Antes de conversar com alguém, perguntemos a nós mesmos: “Esta minha fala vai gerar ofensa?”. Se a resposta for “sim”, temos que mudar a forma de falar sem abandonar a sinceridade e a transparência. Você gosta que alguém o ofenda? Ninguém gosta de ser ofendido.

Nos dias de hoje, ser assertivo é uma qualidade fundamental para aqueles que trabalham em qualquer organização, pois é estar preparado para defender suas ideias e seus valores.

Assertividade vem de acerto, que significa afirmar. E afirmar não significa acertar. Portanto, não se trata de acertar, mas de saber afirmar e se firmar. Assertivo é aquele que faz afirmações com segurança e acredita profundamente no que afirma.

Pessoas assertivas aceitam melhor os obstáculos, os fracassos, as adversidades da vida. Tiram lições positivas de tudo mantendo sempre uma “bola pra frente” para atingir seus sonhos e objetivos.

Diante disso, pessoas assertivas possuem uma atitude digna frente à vida.

Seja assertivo e viva Feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *