Como controlar a ansiedade para se comunicar em público

Baldoino Rech Comunicação, Motivação 0 Comentário

Chega uma hora em que todo profissional precisa falar para um grande público.

Por mais que alguém seja um bom profissional e tenha autoridade no assunto, a ideia de falar para um grupo de pessoas é assustadora. Pensando nisso, nesse post vamos dar algumas dicas para você saber como controlar a ansiedade e se comunicar melhor.

Ninguém nasce sabendo se expressar bem, com dinâmica e ótima oratória. Por isso que ficar ansioso antes de fazer uma palestra ou discurso é normal.

Até mesmo grandes palestrantes, como Roberto Shinyashiki, Elon Musk, Abílio Diniz e Jorge Paulo Lemann (empreendedores de sucesso, por sinal), sentem um pouco de ansiedade quando precisam falar em público.

Porém, existe algo em comum nestes nomes: todos conseguem, de maneira eficiente, controlar a ansiedade. E se saem muito bem ao ministrar suas palestras. Aliás, eles não só falam muito bem em público, como causam um grande impacto nos seus ouvintes.

Porém, não é preciso ser um grande empreendedor ou um profissional mega experiente para dominar a arte de falar em público. Qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade!

Como controlar a ansiedade

Existem várias maneiras de você saber como controlar a ansiedade antes de fazer uma apresentação em público. Mesmo que seja a primeira vez, ter em mente estes princípios podem ajudá-lo em todas essas ocasiões.

A primeira coisa é colocar na mente que tudo o que você tem a dizer pode impactar as pessoas que estão te escutando. Sua mensagem é, acima de tudo, importante. E os ouvintes têm um grande interesse no que você tem a dizer, do contrário não estariam presentes para ouvi-lo, não é mesmo?!

Por mais que você se considere inexperiente, sempre existe algo que outros a sua volta desconhecem. E eles precisam e muito do seu conhecimento e experiência, para facilitar suas vidas ou melhorar seus resultados.

Outra dica para você saber como controlar a ansiedade é evitar o overthinking. Esse termo em inglês, quer dizer mais ou menos “pensar além daquilo que é verdade”. Em outras palavras, se está pensando demais na reação negativa de sua audiência, pare agora mesmo com isso!

Nem todos que assistirão a sua apresentação conhecem sua vida ou seu histórico. E isto é uma grande vantagem, pois sua maneira de expressar e raciocinar sobre determinado assunto irá surpreendê-los de forma inesperada.

Dicas rápidas para evitar a ansiedade

A primeira dica para você evitar a ansiedade quando tiver uma reunião importante ou uma apresentação para realizar é pensar menos em como falar e se concentre na sua mensagem, pois este é o aspecto mais importante da apresentação.

Além disso, planeje bem o que apresentará, listando todas as objeções mais comuns e criando respostas convincentes. Escreva um esboço simples, listando os tópicos em ordem cronológica de sua palestra. Use-o como guia.

Em vez de se concentrar em aspectos técnicos, pense em como sua apresentação tem valor prático para seus ouvintes.

Saiba que você não é um supercérebro, e não existe vergonha em não saber tudo sobre o tema da palestra. Reconheça mentalmente isso, e se sentirá mais tranquilo.

A prática leva a perfeição. Mesmo que sua primeira apresentação não seja tão boa, as próximas ficarão cada vez mais fáceis e tranquilas de se fazer. Siga todas essas dicas e aprenda como controlar a ansiedade para que suas apresentações em público se tornem muito melhores com o tempo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *