Mais que metodologia, coaching é um estilo-min

Coaching: Estilo ou metodologia?

Baldoino Rech Comunicação, Liderança 0 Comentário

O coaching tem sido uma importante ferramenta para transformar comportamentos ao redor do mundo.

Seja dentro ou fora do mundo corporativo, essa metodologia se prova cada vez mais eficaz ano após ano.

Nas empresas, vagarosamente os treinamentos tradicionais estão se tornando obsoletos por conta dessa nova abordagem que visa o desenvolvimento pessoal ao puro e simples aprendizado de informações.

No post de hoje, vamos mostrar como o coaching pode impulsionar os seus colaboradores a um novo patamar.

Pronto para saber mais sobre o assunto?

Continue a sua leitura!

O Coaching no ambiente empresarial

No ambiente empresarial, o coach se apresenta como um líder que procura entender motivações e os comportamentos de um ou mais determinados indivíduos.

Muitas empresas estão treinando seus profissionais de RH e seus gestores para que cada vez mais exista um direcionamento eficaz para a produtividade dos funcionários.

Em vez de novos prazos ou novos processos, o coaching pode ser uma ferramenta eficaz para identificar e melhorar pequenas falhas no processo operacional, o que nenhum outro método de gestão conseguiu até os dias de hoje.

Certamente, essa é uma tendência que tende a crescer pelos próximos anos, podendo até mesmo ser a norma para novas pequenas e grandes empresas.

Como empoderar funcionários para mais produtividade e liderança?

O empoderamento do funcionário é determinante para o seu sucesso. Antes, era muito comum observar somente o rendimento final de um indivíduo para que uma decisão de gestão fosse tomada.

Atualmente, ficou claro que o entendimento das motivações e dos problemas daquele funcionário podem ser na verdade, a “arma” que faltava para os líderes (ou gerentes) conseguirem despertar um novo nível de performance em um indivíduo.

O empoderamento daquele colaborador pode transformar uma performance medíocre em uma performance ímpar, desde que todo o trabalho de coaching seja realizado de maneira adequada.

E como é sempre mais barato (e mais funcional) aproveitar os funcionários “da casa” em vez de buscar por novas contratações com longos processos seletivos, a metodologia de coaching tem se tornado eficaz na melhora do ambiente empresarial como um todo.

O empoderamento pode ser realizado através da valorização de um colaborador e através de um plano de incentivos, que pode ou não envolver remunerações baseadas em rendimento profissional.

As alternativas são grandiosas e as possibilidades são ainda maiores para as empresas que investem nos seus profissionais.

Coachings internos: como ter essas pessoas em sua empresa?

Uma das maneiras de ter coachings internos é buscando a capacitação dos líderes que você já possui em sua companhia. Profissionais de recursos humanos e gerentes normalmente são boas escolhas para a qualificação.

Profissionais em cargos estratégicos também podem se beneficiar da nova abordagem, e sem sombra de dúvidas, é possível contratar profissionais especializados para realizar somente a tarefa única de monitorar o ambiente e o rendimento de todos os colaboradores.

A cultura de coaching também é uma excelente alternativa para que o processo continue de maneira perpétua dentro do ambiente empresarial, o que não só garante uma mudança profunda nas pessoas que trabalham no local como faz com que o mindset coletivo mude para uma abordagem de empoderamento e resultados.

Como medir os resultados?

Os resultados de um coaching só podem ser medidos através do tempo. A performance de um funcionário ou de um grupo de colaboradores normalmente é uma das melhores maneiras de “quantificar” o trabalho que foi realizado.

O ambiente empresarial também é outra métrica que pode ser utilizada para observar a eficácia da metodologia aplicada.

Se falarmos em termos mais específicos, o ROI (retorno sobre investimento) e o ROE (retorno sobre expectativa) são outras métricas que devem ser observadas. Entretanto, elas são resumidas quase que exclusivamente na performance dos funcionários dentro de um período de tempo solucionado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e espalhe a eficácia dessa metodologia para mais gestores que estão em busca de soluções inteligentes para sua empresa!

coaching-empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *