apresentação-de-sucesso

10 dicas para fazer uma apresentação de sucesso

Baldoino Rech Comunicação, Liderança 0 Comentário

Se apresentar para um determinado público, seja ele um grupo de investidores, amigos, alunos ou mesmo clientes, é uma grande responsabilidade.

Para suprir tal tarefa, é importante estar preparado. Por isso, nesse post preparei algumas dicas para fazer uma apresentação de sucesso e garantir que suas ideias e objetivos com a apresentação sejam transmitidos da forma certa.

Você verá que produzir uma boa apresentação, clara e objetiva, que ao mesmo tempo, consiga reproduzir tudo aquilo que a sua empresa ou você espera alcançar, pode ser bem mais fácil do que imagina.

Conheça seu público

A primeira dica para fazer uma apresentação de sucesso é conhecer o seu público-alvo. Procure obter informações relevantes acerca do seu público, isso ajudará bastante na hora de montar uma apresentação que realmente atinja esse pessoal. Sua abordagem, a forma como você fala, que exemplos usar ao longo da apresentação: esses são pontos que ficam mais claros quando você sabe com quem você está conversando.

Siga um roteiro de apresentação

Faça a sua apresentação em cima de um roteiro e tente descontrair o seu público, pois a melhor forma de se apresentar é passando as informações de maneira suave e sutil. Como uma história, sua apresentação precisa ter início, meio e fim, e precisa fazer sentido.Trace uma linha de pensamento.

Simplifique o conteúdo abordado

Se o conteúdo a ser abordado na apresentação for muito complexo, procure utilizar analogias e metáforas que simplifiquem a sua apresentação e permita que todas as suas ideias sejam plenamente entendidas.

O menos é mais

Mantenha na tela o mínimo de informações possível. Invista em uma apresentação mais visual e tenha todo o seu conteúdo em mente. Essa é a melhor maneira de se apresentar.

Utilize as imagens e gráficos a seu favor

Busque imagens adequadas para exemplificar suas ideias e os conteúdos que estão sendo apresentado. Utilizar gráficos e tabelas também deixa a sua apresentação mais profissional, principalmente quando a sua apresentação é voltada para desempenho ou índices.

Pratique sempre

Ensaie até que você se sinta 100% seguro (a) em relação ao conteúdo que vai ser apresentado. Conheça sua apresentação e saiba sempre qual será o próximo assunto a ser abordado. Também esteja preparado para as perguntas mais frequentes. Se você já sabe quais são, prepare uma boa resposta para elas.

Interaja com o seu público

Procure criar estratégias para que o seu público participe da sua apresentação e interaja mais. Além disso, ser simpático e se manter a disposição para tirar dúvidas é sempre um diferencial em uma apresentação de sucesso.

Controle a ansiedade

O medo de falar em público é algo que toma conta de muitas pessoas e o nervosismo na hora que está em frente ao público é comum. Mais é preciso vencer esse medo e dar a volta por cima.

Para vencer a ansiedade, você deve seguir algumas dicas como manter o ritmo respiratório em equilíbrio, assistir outras apresentações antes da sua, e até mesmo uma volta pelo ambiente da apresentação, para se familiarizar com o espaço.

Mantenha-se calmo

Mesmo que seja difícil fazer isso, é importante você manter a serenidade e a calma antes de uma apresentação. Isso porque o nervosismo acaba dispersando suas ideias e fazendo você cometer erros bobos, que podem comprometer seriamente a sua imagem. Por isso, na hora de se apresentar, tome um copo d’água e fique calmo, pois tudo dará certo!

Preparação é fundamental

Está com o conteúdo na ponta da língua, confiante, preparado (a) é extremamente importante para que você consiga realizar uma apresentação de sucesso, por isso, treine quantas vezes for necessário até que você se sinta preparado (a) para se apresentar.o-poder-da-palavra-250

Gostou das dicas para fazer uma apresentação de sucesso? Então, deixe o seu comentário e nos diga qual delas pretende adotar para garantir uma apresentação perfeita! Aproveite e conheça o livro O Poder da Palavra, com mais ideias e pensamentos sobre comunicação e o poder da oratória. O primeiro capítulo é gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *